Características do crime de homicídio cometido por esquizofrênicos e näo-esquizofrênicos

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psiquiatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:

0 objetivo da pesquisa foi comparar as características do crime de homicídio cometido por esquizofrênicos e nao-esquizofrênicos e identificar as características sócio-demográficas, médico-psiquiátricas e legais nos grupos selecionados. A metodologia utilizada foi um estudo caso-controle, tendo como local o Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso de Porto Alegre-RS e dois Estabelecimentos Penais do Rio Grande do Sul (Presídio Central de Porto Alegre e Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas).

Os participantes foram casos:

50 pacientes com diagnóstico de Esquizofrenia, segundo os critérios diagnósticos da DSM-IV, internados no Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso de Porto Alegre, que cumpriam medida de segurança detentiva devido ao delito de homicídio e 54 controles: detentos do Sistema Penitenciário do Estado Rio Grande do Sul, recolhidos ao Presídio Central de Porto Alegre e Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, cumprindo pena detentiva pelo delito de homicídio. Os instrumentos utilizados foram entrevistas e revisao dos prontuários médicos para examinar os aspectos sóciodemográfico, médico-psiquiátricos e legais. Para padronizar o processo de avaliaçao foram usados os critérios diagnósticos da DSM-IV, através do SCID-I/P, que é uma entrevista estruturada, desenvolvida com a finalidade de aumentar a confiabilidade diagnóstica e incrementar a validade diagnóstica ao facilitar a aplicaçao dos critérios do DSM-IV. Concluiu-se que o crime de homicídio dos internos foi caracterizado pelo uso de instrumento corto-contundentes, tais como materiais de trabalho, enxada, pá, machado, facao, foice, tendo como foco a cabeça e membros superiores da vítima, sendo local da ocorrência do crime o ambiente familiar. Nos detentos, as características do crime de homicídio foram marcadas por vários disparos, envolvendo instrumento pérfuro-contundente (revólver), tomando a vítima de surpresa, porém agindo de forma premeditada, atingindo múltiplos locais na mesma: abdômen, membros inferiores e/ ou costas, sendo o ambiente do crime, mais comum, a rua ou armazém. 0 modo de açao de surpresa, porém com premeditaçao, nao foi exclusivo do crime dos internos (esquizofrênicos), sendo constatado em outros crimes praticados pelos detentos (homicidas nao-esquizofrênicos). Da mesma forma, em relaçao à intensidade de múltiplos golpes ou disparos, essa nao foi exclusiva nos crimes praticados pelos internos (esquizofrênicos), sendo observada nos ...(au)

More related