Estudo ecocardiográfico do fluxo venoso pulmonar nas cardiopatias congênitas com hiperfluxo pulmonar: estudo comparativo antes e após inalaçäo de oxigênio a 100 por cento
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cardiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Nao existem no momento parâmetros ecocardiográficos que permitam quantificar a resistência vascular pulmonar (RVP) e, ainda, estabelecer em crianças com doença cardíaca congênita e hiperfluxo pulmonar, diferenças entre estados de doença vascular pulmonar com hiper-resistência fixa daqueles hiper-reativos originados por aumento do tono vasomotor. De forma invasiva, a inalaçao de oxigênio a 100 por cento na sala de hemodinâmica é um procedimento freqüentemente utilizado com esta finalidade. O objetivo principal deste estudo foi analisar a relaçao entre a variaçao de parâmetros do fluxo venoso pulmonar obtido por ecocardiograma transtorácico com a variaçao da RVP, após inalaçao de oxigênio, em pacientes com doença cardíaca congênita e hiperfluxo pulmonar. Foram estudados 18 pacientes, dez do sexo feminino, com idade variando entre 4 meses a 22 anos, com cardiopatia de hiperfluxo pulmonar. Todos os pacientes foram submetidos a cateterizaçao completa onde foram analisadas a RVP, bem como a relaçao Qp/Qs antes e após inalaçao de oxigênio a 100 por cento. Foram simultaneamente avaliadas mediante Doppler e ecocardiograma bidimensional, a integral de fluxo e velocidade da veia pulmonar inferior esquerda (VTIvp) e a relaçao Qp/Qs obtida na via de saída dos ventrículos. Nao houve variaçao significante nas variáveis clínicas analisadas. No cateterismo, a RVP apresentou diminuiçao significante...(au)