Estudo morfológico, morfométrico e imuno-histoquímico de testículo de rä(Rana catesbeiana, Shaw, 1802, AMPHIBIA, RANIDAE) durante o ciclo reprodutivo sazonal
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Morfologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Os anfíbos, geralmente exibem comportamento de acasalamento durante uri determinado período do ano. A reproduçao sazonal destes animais envolvi variaçoes nos processos de espermatogênese e esteroidogênese, os quais sao normalmente, mais acentuados durante o período de acasalamento. Por outro lado estes processos sao menos ativos durante o período nao-reprodutivo deste; animais Considerando que a atividade testicular de anfíbios varia conforme o ciclo reprodutivo sazonal, foi proposto um estudo morfométrico sobre as variaçoes dos pesos testiculares, da densidade de volume do tecido intersticial (VvR.,.)) e dos diâmetros dos lóbulos seminíferos (D(LS)) de ras (Rana cafesbeiana), coletadas durante as quatro estaçoes anuais (outono, inverno, primavera e verao)- As variaçoes dos parâmetros estudados (Vv(Ti))) e (D(LS)) foram estatisticamente significantes entre os grupos Inverno e Verao. Além disso, foi possível caracterizar três fases da atividade espermatogênica durante o ciclo anual: fase lenta (outono e inverno), fase ativa (primavera) e fase final (verao). Em uma segunda etapa deste estudo, os testículos dos animais dos grupos inverno e verao foram submetidos à um estudo comparativo, quanto aos seguintes parâmetros: a-) modificaçoes ultra-estruturais das células intersticiais, através da microscopia eletrônica de transmissao; b-) análise imuno-histoquímica para detecçao de testosterona in situ e dosagem de testosterona no sangue, através de radioimunoensaio; e c-) análise morfométrica da densidade de células germinativas em apoptose, identificadas pelo método do TUNEL_ As variaçoes morfológicas observadas nas células intersticiais indicam que as células de Leydig imaturas, observadas no grupo Inverno, se diferenciam de células tipo mesenquimais e fribroblastos_ Durante o verao, estas células imaturas adquirem características morfológicas de células de Leydig maduras. Em ambos os grupos o tecido intersticial foi positivo à imuno-histoquímica para testosterona, portanto, pudemos concluir que as células intersticiais indiferenciadas e imaturas também sejam capazes de secretar elou armazenar testosterona durante o inverno. Além do tecido intersticial, as espermatogônias primordiais também foram positivas à imunorreaçao nos animais do grupo inverno. É possível que a presença de testosterona nos lóbulos seminíferos durante o inverno esteja relacionada com algum mecanismo de controle sobre o armazenamento de testosterona para garantir...(au)