Indicativo de qualidade dos recursos humanos de enfermagem das unidades de clínica médica de hospitais de ensino e universidades

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Esta pesquisa, do tipo descritiva, visou avaliar de forma indireta a qualidade dos recursos humanos de enfermagem alocados nas Unidades de Clínica Médica de seis hospitais gerais de ensino e universitários, campos de prática dos alunos de cursos de graduaçao em Enfermagem do Município de Sao Paulo. Para tanto, verificou-se a política de recursos humanos de enfermagem adotada, as dimensoes quanti-qualitativas do quadro de pessoal de enfermagem; a identificaçao da situaçao de trabalho e o modelo assistencial aplicado nessas unidades. A populaçao de estudo abrangeu as seis enfermeiras responsáveis pelos órgaos de Enfermagem, seis responsáveis pelas unidades de Educaçao Continuada e 215 funcionários de enfermagem das unidades de Clínica Médica incluindo as seis enfermeiras chefes destas unidades (88,3 por cento). A amostra de prontuários de pacientes com saídas (altas e óbitos) dessas unidades foi de 400 prontuários (88,3 por cento). As técnicas de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada realizada com esse pessoal e a análise documental dos prontuários. As principais conclusoes foram que os hospitais de ensino e universitários adotavam políticas de recursos humanos destinadas à previsao, provisao e desenvolvimento de pessoal de enfermagem; nos hospitais universitários, enfermeiras eram incentivadas a realizar cursos de pós-graduaçao senso stricto, produzir trabalhos científicos e participar de grupos de estudo. Nas Unidades de Clínica Médica estudadas verificou-se pequeno aumento na relaçao pessoal de enfermagem / número de leitos embora a proporçao enfermeira / pessoal de enfermagem estar ainda aquém de parâmetros estabelecidos. Foi confirmada a reduçao significativa de atendentes de enfermagem e o aumento do nível de escolaridade do pessoal de nível médio (47,7 por cento), bem como a procura por cursos de nível superior, dos quais quase a metade na área da enfermagem. A cobertura de atividades educativas, em um ano, alcançou 80 por cento da equipe de enfermagem focando temas técnicos complementados por abordagens de ética e humanizaçao. Os salários percebidos pelo pessoal de enfermagem destas unidades levaram cerca de 45 por cento deles a trabalhar em mais de um emprego implicando em sobrecarga de trabalho. Os modelos destinados a orientar a...(au)

More related