Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftalmologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
Identificar a microbiota bacteriana da conjuntiva de doadores de córnea Avaliar esta microbiota em relaçao ao intervalo de tempo entre o óbito e a colheita di espécime conjuntival, a causa do óbito e a idade do doador. Estudar a sensibilidade bacteriana desta microbiota a determinados antibióticos. Métodos:
Foram colhido: espécimes do saco conjuntival inferior da conjuntiva de 242 olhos de 121 doadores de córnea do Banco de Olhos de Sao Paulo, entre janeiro e março de 1994. material foi transportado em meio de Stuart e semeado em meios de ágar sangue ágar chocolate, ágar sangue azida, ágar de MacConkey e tioglicolato. A idade d( doador, hora e causa do óbito foram registradas no momento da colheita. Após c crescimento das bactérias foi realizado método manual bioquímico para diferenciaçao da espécie. A sensibilidade dos microrganismos aos antibióticos foi avaliada pelo método de difusao em ágar, conforme a metodologia de Kirby e Bauer modificada Foram realizados o teste do Qui-quadrado, teste exato de Fisher e teste de Mann Whitney para avaliaçao estatística. Resultados:
A bactéria mais freqüentemente isolada foi o Staphylococcus coagulase negativa em 27,3 por cento da amostra. A mediam do intervalo de tempo entre o óbito e a colheita do espécime foi de 4,2 horas. 1 causa mais freqüente de óbito foi a doença cardiovascular, correspondendo a 26,4 por cento da amostra. A mediana da idade dos doadores foi de 62 anos. A vancomicina inibi 100 por cento das cepas de Staphylococcus coagulase negativa e aureus, Enterococcus: faecalis e Streptococcus viridans. Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacte baumannü, Enterobacter spp, Escherichia cole, Klebsiella pneumoniae e Serratia spp foram sensíveis à gentamicina (antibiótico contido nos meios de preservaçao dE córnea), em 36,7 por cento, 55,6 por cento, 80 por cento, 92,3 por cento, 81,1 por cento e 50 por cento, respectivamente Conclusoes: A freqüência de cultura positiva da conjuntiva de doadores de córnea foi de 91,7 por cento. Nao houve diferença estatisticamente significante entre a cultua positiva e as variáveis estudadas:
idade do doador, causa do óbito e intervalo de tempo entre o óbito e a colheita do espécime conjuntival. A vancomicina inibiu 100º/ das bactérias Gram positivas. A sensibilidade dos bacilos Gram negativos gentamicina foi variável, entre 36,7 por cento e 92,3 por cento