Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cirurgia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Determinar, em doentes portadores de insuficiência renal crônica, a farmacodinâmica do cisatracúrio durante o transplante renal. Métodos:
Foram estudados 30 doentes divididos em dois grupos, 15 com funçao renal normal submetidos a cirurgia bucomaxilo-facial e 15 portadores de insuficiência renal crônica submetidos a transplante renal, submetidos a anestesia geral com etomidato, sufentanil e sevoflurano em concentraçoes inferiores a 1 por cento de fraçao expirada. Receberam dose venosa de 0,15 mg.kg-' de cisatracúrio na induçao e 0,05 mg.kg-' todas as vezes que Ti recuperava 25 por cento. A funçao neuromuscular foi monitorizada de forma contínua no membro superior pelo monitor TOF guard (Dinamark), utilizando o padrao de estimulaçao TOF (train-of-four ou sequência de quatro estímulos), através da estimulaçao supramáxima do nervo ulnar. Resultados:
Os resultados referentes à farmacodinâmica do cisatracúrio mostram que o início de açao, a duraçao clínica e o índice de recuperaçao foram semelhantes entre os grupos. Os tempos para a relaçao T4/T1 atingir 0,7 e 0,9 a partir do último 25 por cento de Ti apresentaram diferença estatisticamente significante entre os grupos, com os maiores valores no grupo renal. Conclusao:
Dos parâmetros farmacodinâmicos estudados, apenas a recuperaçao tardia prolongada nos doentes portadores de insuficiência renal crônica submetidos a transplante renal