Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Doencas Infecciosas e Parasitarias to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
1. Caracterizar a distribuiçao de espécies, sorotipos, genotipos e perfil de susceptibilidade de amostras de Candida spp. coletadas da cavidade oral de pacientes com AIDS. 2. Avaliar o impacto da terapêutica ánti-retroviral combinada sobre as características microbiológicas da colonizaçao e infecçao por leveduras na cavidade oral de pacientes com AIDS. Métodos:
Conduzimos a coleta de amostras de acordo com dois desenhos: transversal e longitudinal. No estudo transversal foi realizada coleta única de pacientes com AIDS e candidíase orofaríngea, recrutados em 6 centros universitários brasileiros. No estudo longitudinal foram realizadas três coletas nos momentos "zero", 6 e 12 meses, de pacientes com AIDS que estivessem na iminência de iniciar terapêutica anti-retroviral combinada, recrutados de 2 centros universitários brasileiros. A coleta do material de cavidade oral foi realizada com zaragatoa e o conteúdo foi semeado em CHROMagar Candidar. As colônias de cor verde foram submetidas à prova de microcultivo e ao teste de crescimento em 42ºC. Isolados com crescimento reduzido a esta temperatura foram analisados por RAPD, com 2 "primers", para identificaçao de Candida dubliniensis. Aqueles que apresentaram crescimento a 42ºC e clamidoconídios foram identificados como Candida aibicans. Os isolados nao-albicans foram identificados pelo sistema ID32C (bioMérieux). Para identificaçao dos sorotipos A e B de C. albicans foi empregado o sistema Candida Check (latron). Os testes de susceptibilidade aos antifúngicos foram realizados através do método de microdiluiçao em caldo (NCCLS). A cariotipagem eletroforética foi utilizada para a determinaçao do perfil genômico de C. albicans e C. dubliniensis. Resultados:
No estudo transversal, um total de 130 cepas de Candida foram isoladas da cavidade oral de 116 pacientes. Candida albicans foi a espécie mais freqüente, contando com 90 por cento das amostras. O sorotipo A (74 por cento) predominou sobre o B e entre as espécies nao-albicans, predominaram C. glabrata e C. tropicalis. Coinfecçao por mais de uma espécie ou sorotipo de levedura na mesma coleta foi observada em 13 pacientes (11 por cento). Em relaçao ao perfil de susceptibilidade, 14/130 (11 por cento) dos isolados foram S-DD ou resistentes aos azóis, com maior resistência das espécies nao-albicans sobre C. albicans. No estudo longitudinal, foram avaliados 38 pacientes em uso de terapêutica anti-retroviral combinada durante 12 meses...(au)