Imunofluorescência direta e reaçäo em cadeia por polimerase para pesquisa de Chlamydia trachomatis em portadores de cérato-conjuntivite primaveril

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftalmologia e Ciencias Visuais to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Pesquisar, por meio da imunofluorescência direta e da reaçao em cadeia por polimerase, a presença de Chlamydia trachomatis e comparar a eficácia de ambos os testes, em portadores de cérato-conjuntivite primaveril e em um grupo controle.

Material e Métodos:

Os pacientes divididos em dois grupos, grupo A (87 pacientes com cérato-conjuntivite primaveril) e grupo B (controle), foram submetidos a avaliaçao clínica e a coleta de material da conjuntiva palpebral superior, para pesquisa de Chlamydia trachomatis, por meio de imunofluorescência direta e reaçao em cadeia por polimerase.

Resultados:

No grupo A, 86,2 por cento eram pacientes menores de 15 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (69,0 por cento) e da raça branca (73,6 por cento). No grupo B, 50,0 por cento a eram do sexo masculino e da raça branca (75,6 por cento). No grupo A, todos os pacientes tinham queixa de prurido e hiperemia ocular, 76 (87,4 por cento) apresentavam cérato-conjuntivite primaveril forma palpebral e 15 (17,2 por cento) tinham alteraçao de córnea (ceratite punctata, opacidades e úlcera em escudo). Imunofluorescência direta foi positiva em 43 (49,4 por cento) lâminas do grupo A e em nenhuma do grupo B. Beta globina humana foi encontrada em 70 das 87 amostras do grupo A, das quais 14 (20,0 por cento) apresentaram reaçao em cadeia por polimerase positiva. No grupo B, (3 globina humana foi detectada em 60 das 90 amostras, das quais 1 (1,7 por cento) apresentou reaçao em cadeia por polimerase positiva. Sinais clínicos sugestivos de tracoma folicular e cicatricial foram encontrados em 19 pacientes do grupo A.

Conclusao:

Existe associaçao estatisticamente significante entre cérato-conjuntivite primaveril e infecçao por Chlamydia trachomatis, confirmada por meio da imunofluorescência direta que detectou o microorganismo em maior número de casos, em comparaçao à reaçao em cadeia por polimerase

More related