Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psiquiatria, Psicologia e Saude Mental to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Realizar um estudo comparativo entre um grupo de adolescentes com diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico e outro sem a doença, por meio do método de Rorschach, observando: o estilo preferencial de organizaçao do afeto, da emoçao e da ideaçao na resoluçao de problemas; a proporçao de constriçao afetiva; a capacidade estrutural de tolerância ao estresse e à influência dos elementos situacionais; os aspectos associados à auto-estima, à autopercepçao, e ao relacionamento interpessoal e os recursos para enfrentar as demandas do ambiente. Correlacionar os aspectos da personalidade e da inteligência encontrados com o grau de atividade da doença. Métodos:
Foi desenvolvido um estudo de caso-controle, contando com 30 adolescentes de 12 a 17 anos de idade, sexo feminino, com a doença há pelo menos um ano, sem Síndrome Mental Orgânica, alteraçoes neurológicas ou Deficiência Mental Grave avaliada pela Escala Wechsler de Inteligência. A Escala de Atividade da Doença (SLEDAI) foi aplicada no período da avaliaçao das pacientes pelo método de Rorschach (Sistema Compreensivo) e pela Escala Wechsler de Inteligência. O grupo controle contou com 32 adolescentes nao-pacientes, pareadas segundo idade, sexo e nível sócio-econômico (ABIPEME). Resultados:
Foi verificada uma diferença importante quanto ao nível de escolaridade, causada pela ausência às aulas em virtude da doença. Há uma tendência a utilizar os processos do pensamento na resoluçao de problemas, nos dois grupos. As pacientes apresentaram elevada interiorizaçao dos afetos, maiores dificuldades no manejo habitual e situacional do estresse, baixa auto-estima e autopercepçao, embora nao tenha sido encontrada diferença estatística significante entre os grupos. O déficit relacional está presente nos dois grupos, porém as pacientes revelaram menor habilidade para resolver questoes da vida cotidiana. Correlacionando as variáveis do Rorschach com a SLEDAI, foi observado que quanto maior a constriçao afetiva, maior o grau de atividade da doença. O resultado na Escala Wechsler de Inteligência das pacientes foi inferior ao esperado, com significante diferença estatística entre os...(au)