Usos rituais de plantas que indicam açöes sobre o sistema nervoso central pelos índios Krahô, com ênfase nas psicoativas
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psicobiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
0 território brasileiro destaca-se entre as sete "megadiversidades"1 do mundo, como sendo a que apresenta os maiores valores de biodiversidade2, em flora e fauna. Além disso, caracteriza-se pela riqueza em endemismo3 e conhecimento popular encontrado em seus diversos biomas. Esses fatores explicam por que o Brasil, ao lado de outros países tropicais, deveria ser o foco da perspectiva de descoberta de novas drogas. 0 trabalho em apreço objetivou a investigaçao do uso de plantas com atividades sobre o Sistema Nervoso Central em contextos rituais, pela etnia indígena Krahô, que ocupa uma grande área de cerrado no norte do Estado de Tocantins - visando a indicaçao de recursos vegetais potencialmente bioativos. Os resultados indicaram a utilizaçao de 548 receitas, 164 espécies vegetais e 139 indicaçoes terapêuticas, das quais: 292; 138 e 51, respectivamente, podem estar relacionadas a algum tipo de atividade sobre o Sistema Nervoso Central. Desta maneira, tem-se que tanto para o universo de receitas e indicaçoes terapêuticas obtidas (548 e 139) como para aquelas relativas ao SNC (292 e 51), o número de receitas é, pelo menos, duas vezes maior do que o de indicaçoes terapêuticas, o que indiretamente mostra a riqueza da flora da regiao.