Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftalmologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Investigar a co-expressao de queratinas e vimentina ou fenótipo interconvertido em nevos conjuntivais, melanose primária adquirida (PAM) e melanomas conjuntivais. Correlacionar a co-expressao de queratina e vimentina com fatores de pior prognóstico das mesmas lesoes. Métodos:
Os espécimes foram todos fixados em formalina, embebidos em parafina, e incluíram 20 casos de nevos conjuntivais, 12 casos de PAM e 15 casos de melanomas conjuntivais. Cada corte histológico foi submetido a análise imuno-histoquímica para a expressao de proteína S-100, HMB-45, queratinas 8,18 e vimentina. Os melanomas conjuntivais de padrao difuso foram medidos em sua maior espessura. Resultados:
A co-expressao de queratinas e vimentina foi encontrada em 3 nevos compostos (17.65 por cento) com reaçoes focais positivas. Três casos (60 por cento) de PAM com atipia apresentaram-se positivos para queratinas e vimentina. As queratinas e vimentina foram positivas em 3 (42.85 por cento) dos casos de PAM sem atipia. Cinco casos (38.46 por cento) de melanomas de células mixtas mostraram reaçoes positivas para queratinas e vimentina. O fenótipo interconvertido foi positivo somente em melanomas conjuntivais de padrao difuso com espessura média de 2.35 ñ 1.32mm (DP). A espessura média dos melanomas difusos que nao expressaram fenótipo interconvertido foi de 0.62 ñ 0.24mm (DP). Conclusoes:
Os resultados deste estudo mostraram que a expressao de fenótipo interconvertido está relacionada com fatores de pior prognóstico em melanomas conjuntivais. Novos estudos serao necessários para um melhor entendimento da expressao do fenótipo interconvertido e transformaçoes melanocíticas da conjuntiva