Validaçäo construtiva do questionário escrito do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) e caracterizaçäo da asma em adolescentes

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pediatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Nossos principais objetivos foram: a) a validaçao construtiva do questionário escrito (QE) do "International Study of Asthma and Allergies in Childhood" (ISAAC), b) caracterizar a asma e estudar fatores associados à manifestaçao de "asma ativa", em populaçao de adolescentes.

Métodos:

No período de Junho a Setembro de 1999, responderam o QE do ISAAC 3558 adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos, da regiao Sul da cidade de Sao Paulo. Dentre eles, 3487 responderam-no de forma adequada. Dessa amostra foram selecionados, ao acaso 106 adolescentes que haviam respondido sim à questao "nos últimos 12 meses você teve sibilos" (grupo Asmático Ativo, AA) e 103 que haviam respondido nao a todas as questoes referentes à asma, à rinite e ao eczema (grupo Nao-Asmático, NA).

Eles foram submetidos a:

teste de broncoprovocaçao com Metacolina (M), questionário suplementar sobre história familiar de doenças alérgicas e exposiçao ambiental e, testes cutâneos de hipersensibilidade imediata (TCHI) a aeroalérgenos (D. pterolryssimis; D. farinae; mistura de fungos e de pólens; epitélio de cao, B. germanica; P. americana). Os valores da concentraçao provocativa de M capaz de induzir queda de 20 por cento nos valores basais de volume expiratório forçado no primeiro segundo (CP2o de M) foram determinados De acordo com a curva ROC (receiver operator characteristic), a CP20 de M £ 10 mg/ml foi capaz de separar AA de NA (CP2o de M de corte). Utilizando-a calculou-se os coeficientes de sensibilidade (S), especificidade (E), concordância (C) e os valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) para as questoes relativas à gravidade, diagnóstico médico de asma e asma ativa.

Resultados:

Considerando-se a CP20 de corte, verificamos que a questao relativa a "sibilos no último ano" (asma ativa) acompanhou-se de boas S, E, C, VPP e VPN. A média dos valores de CP2o de M foram significantemente menores entre os AA, quando comparada à dos NA. Entre os adolescentes AA, quadros mais graves de asma (quatro ou mais crises de sibilos, sono prejudicado por sibilos, mais de uma noite por semana e fala prejudicada por sibilos) associaram-se a valores médios de CP20 de M menores. Entre os AA quando comparados aos NA.

encontramos freqüências significativamente maiores de:

a) história familiar de doença alérgica; b) história materna de bronquite e de rinite elou eczema; c) história fraterna de bronquite e de rinite elou eczema; d) exposiçao passiva...(au)

More related