Interaçöes parasita-hospedeiro na Tripanosomíase americana: o papel da saliva de triatoma infestantes

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Microbiologia e Imunologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Esta tese versa sobre o papel da saliva do inseto vetor da doença de Chagas Triatoma infestans, na interaçao com o hospedeiro vertebrado e com o protozoário Trypanosoma cruzi. Assim, identificamos novas moléculas e atividades farmacológicas presentes na saliva que sao importantes no processo hematofágico e estudamos os seus efeitos no protozoário T.

cruzi Identificamos na saliva moléculas com atividade:

anticoagulante, anti-agregaste plaquetária, lítica, hipotensora, vasoconstritora, anestésica e atividades enzimáticas, de protease e sialidase As moléculas com atividades lítica, anestésica, proteolítica e sialidásica foram purificadas e obtivemos os genes da trialisina, a proteína lítica formadora de poro; o putativo gene da triapsina, uma inesperada serino-protease salivar e do gene da parte proteica de um complexo com atividade anestésica, Pela primeira vez a presença de sialidase foi caracterizada em insetos, que nao sintetizam nem metabolizam ácidos siálicos (AS). Esta enzima é secretada durante a picada e pode estar envolvida na aquisiçao do sangue, inibindo processos celulares dependentes de AS, como o acúmulo de leucócitos no sítio de injúria e a degranulaçao de mastócitos pela via peptidérgica Inédita também foi a caracterizaçao de uma serino-protease denominada de triapsina em glândulas salivares de triatomíneos. Esses reduvídeos hematófagos eram diferenciados dos predadores pela ausência de atividade proteolítica em suas glândulas salivares. Demonstramos que a triapsina é ativada no momento da picada por uma aspartil-protease. Este processamento proteolítico em cascata parece ter importância na ativaçao de moléculas salivares como mostrado para a proteína lítica, a trialisina, também caracterizada neste trabalho. Mostramos que a trialisina é uma proteína...

More related