Brometo de ipratrópio inalatório em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: revisäo sistemática de ensaios clínicos aleatórios com metanálises

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pneumologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Contexto:

A terapia broncodilatadora é considerada o tratamento de primeira escolha na doença pulmonar crônica (DPOC). 0 uso apropriado de drogas broncodilatadoras melhora a obstruçao ao fluxo aéreo e reduz a dispnéia em pacientes com DPOC. Este conceito é evidenciado por numerosos estudos que mostram melhora da funçao pulmonar, assim como a reduçao dos sintomas, seguindo-se à administraçao de diferentes classes de broncodilatadores em pacientes com DPOC. Duas classes de broncodilatadores inalatórios, anticolinérgicos e beta agonistas, sao utilizadas nos pacientes com DPOC. Os dois grupos de drogas diferem no seu mecânismo de açao no sistema respiratório. 0 brometo de ipratrópio é agente anticolinérgico quaternário, sintético, derivado da atropina. 0 mecanismo de açao dos agentes anticolinérgicos é por inibiçao dos receptores colinérgico dos músculos expiratórios e estaria mais indicado na DPOC, por seu maior tônus brônquico colinérgico.

Objetivo:

Avaliar todas as evidências relatadas nos estudos clínicos relacionados com a eficácia do brometo de ipratrópio inalatório em relaçao ao placebo, beta adrenérgico, xantina e corticóide em pacientes com DPOC estável.

Tipo de estudo:

Revisao sistemática de estudos clínicos aleatórios com metanálise.

Local:

Disciplina de Pneumologia do Departamento de Medicina, da Universidade Federal de Sao Paulo - Escola Paulista de Medicina, Sao Paulo. Amostra.

Critérios de inclusao:

TIPO DE ESTUDO: ensaios clínicos aleatórios com brometo de ipratrópio inalatório.

PARTICIPANTES:

pacientes com DPOC estável.

INTERVENÇAO:

uso de brometo de ipratrópio inalatório comparado com grupo controle (placebo ou xantina ou corticoide ou beta adrenérgico).

Critérios de exclusao:

ensaios clínicos que preencheram os critérios de inclusao cuja descriçao do sigilo da alocaçao foi inadequada. Amostragem.

Identificaçao:

As fontes utilizadas nesta revisao foram localizadas através das bases de dados eletrônicas e com o registro de ensaios clínicos aleatórios do Grupo Vias Aéreas da Colaboraçao Cochrane (1999), Medline (19961999), Embase (1992-1999), Lilacs (1982-1999) e Excepta.

Seleçao:

dois revisores independentes, avaliando os critérios de inclusao e exclusao.

Variáveis analisadas:

a) Capacidade de exercício, avaliada pelo teste da caminhada, teste de exercício incremental e "endurance" na esteira ou cicloergômetro; b) exacerbaçao: aumento da dispnéia; c) avaliaçao da dispnéia pela escala de Borg; d) teste de funçao pulmonar, VEF, previsto...(au)

More related