Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Disturbios da Comunicaçäo Humana - Campo Fonoaudiologico to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Analisar a relaçao entre dose, tempo de benefício e efeitos adversos das injeçoes bilaterais de toxina botulínica usadas no tratamento das distonia focais laríngeas de aduçao. Métodos:
Estudo retrospectivo de informaçoes protocoladas sobre o tratamento de 123 indivíduos com distonia focal laríngea de aduçao, sendo 87 mulheres e 36 homens, submetidos a 1177 injeçoes bilaterais de toxina botulínica. Resultados:
Encontrou-se significância entre o aumento de dose e o aumento do tempo de benefício até doses de 8,0 U, o que nao ocorreu com as doses acima de 8,1 U. Os homens com distonia focal laríngea de aduçao apresentam tempo de benefício máximo com doses entre 2,1 e 8,0 U, enquanto as mulheres apresentam tempo de benefício máximo com as doses entre 4,1 e 8,0 U. Quando houve efeitos adversos, a ocorrência e respectivo tempo de duraçao destes efeitos, em geral, nao se relacionaram significantemente às doses de toxina administradas. Os efeitos adversos mais freqüentes foram alteraçoes indesejáveis da qualidade vocal e dificuldades na deglutiçao; quando em homens, as dificuldades na deglutiçao relacionaram-se significantemente com a dose. Conclusoes:
Injeçoes bilaterais de toxina botulínica têm-se mostrado eficientes e seguras no alívio dos sintomas da distonia focal laríngea de aduçao, desordem que provoca alteraçoes vocais devastadoras. Doses diminutas da toxina podem atingir o benefício desejado, sendo desnecessária a exposiçao do indivíduo a doses maiores. A eventual ocorrência de efeitos adversos após as injeçoes independe da dose administrada. De um modo geral, os homens, comparados às mulheres, necessitam de doses menores para obterem o tempo de benefício máximo no alívio dos sintomas, mas quando apresentam efeitos adversos relacionados a dificuldades na deglutiçao, as doses devem ser reduzidas