Audiometria fisiológica tonal utilizando respostas de estado estável auditivas do tronco cerebral

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Neurologia e Neurociencias to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Descrever o desenvolvimento de uma técnica de audiometria fisiológica tona utilizando as respostas de estado estável auditivas do tronco cerebral.

Métodos:

Tons d diferentes freqüências e com diferentes intensidades foram modulados em amplitude entre 75 110 Hz e apresentados isoladamente e simultaneamente a adultos e neonatos normais e a adulto com perdas auditivas conhecidas. Respostas de estado estável foram registradas e analisadas n domínio da freqüência. Os limiares fisiológicos obtidos foram comparados aos limiares comportamentais.

Resultados:

Em adultos normais os limiares fisiológicos foram 11 a 14 dB acima dos limiares comportamentais para estímulos por conduçao aérea e 9 a 14 dB acima do limiares comportamentais para estímulos por conduçao óssea. Em neonatos normais os limiares fisiológicos foram em média 26 e 45 dB SPL, sendo maiores para os estímulos de 500 Hz. E adolescentes com perdas auditivas os limiares fisiológicos predisseram os limiares) comportamentais com coeficientes de correlaçao entre 0.70 e 0.91.

Conclusao:

As respostas evocadas de estado estável auditivas do tronco cerebral sao promissoras para a realizaçao de audiometrias fisiológicas tonais. A técnica de estimulaçao múltipla simultânea permite a obtençao dos limiares de 4 freqüências por ouvido simultaneamente

More related

No related documents