Investigaçäo genética e citogenética molecular em osteossarcomas

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Morfologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

0 osteossarcoma (OS) é um tumor ósseo maligno, derivado do mesenquima primitivo e entre os tumores ósseos é o que apresenta maior incidência em adolescentes.0 pico de ocorrência é a segunda década de vida, acometendo com maior freqüência sítios de crescimento rápido, durante o estirao de crescimento. 0 interesse na patologia e biologia do OS tem aumentado consideravelmente, uma vez que entre os tumores sólidos da infância e adolescência é exemplo proeminente da eficácia do tratamento quimioterápico agressivo. 0 conhecimento dos eventos genéticos relacionados com a gênese e os mecanismos de resistência a drogas desses tumores contribuem para um melhor entendimento da biologia do OS.

0 presente trabalho teve os seguintes objetivos:

1.Investigar a expressao de genes que possam estar envolvidos na resistência a drogas no OS, na tentativa de contribuir para o conhecimento desse complexo mecanismo. 2. Avaliar as regioes de perda elou ganho de material cromossômico em OS por meio de hibridaçao genômica comparativa (CGH).3. Investigar comparativamente, em linhagens celulares de OS a instabilidade cromossômica, avaliada por meio de hibridaçao in situ fuorescente (FISH) e os dados de ganho e/ou perda de material cromossômico obtidos por CGH. Nós investigamos o gene de resistência a múltiplas drogas (MDR1), o proto-oncogene ERBB2 e um gene associado à resistência à cisplatina (CRAb). A relaçao entre a expressao do gene MDR1, resposta à quimioterapia e recaída da doença ainda permanece controversa. A expressao da proteína erbb2 tem sido relacionada a mau prognóstico e a proposta é utilizar essa proteína como alvo terapêutico em OS. 0 produto do gene CRAb foi associado à resistência a cisplatina, porém sem nenhuma investigaçao anterior descrita na literatura. Foram estudadas 26 amostras de 20 pacientes portadores de OS e uma amostra de osso normal sem evidência clínica de doença óssea. A estratégia de investigaçao utilizada foi a combinaçao de transcriçao reversa - reaçao em cadeia da polimerase (RT-PCR). 0 gene MDR1 foi investigado em 24 samples, 63 por cento positivo para a expressao do gene (5 amostras pré-quimioterapia e 10 amostras pós-quimioterapia). 0 gene CRAb foi investigado em 23 amostras, 57 por cento foram positivas (6 amostras pré-quimioterapia e 7 pós-quimioterapia). 0 gene ERBB2 foi investigado em 21 amostras, somente uma teve... (au)

More related