Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psiquiatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este estudo tem como foco principal a saúde mental de pescadores artesanais de Vigia-PA, município localizado no nordeste da Amazônia cuja atividade econômica mais importante é a pesca.
Sua realizaçao visou a atingir os seguintes objetivos:
a) determinar a prevalência de transtornos mentais em pescadores artesanais no município de Vigia; b) comparar a prevalência dos transtornos mentais da populaçao de pescadores com a populaçao de nao pescadores do mesmo município; c) correlacionar as variáveis demográficas com os diferentes transtornos mentais. Os transtornos mentais foram identificados através do Composite International Diagnostic interview (CIDI) aplicado a duas amostras (221 homens pescadores e 230 homens moradores nao pescadores). A estimativa geral de prevalência para as duas amostras foi de 21,7 por cento e a distribuiçao das prevalências por diagnóstico da CID 10 apresentou o seguinte quadro: tabagismo (17,3 por cento), uso abusivo do álcool (9,5 por cento) e dependência do álcool (4,4 por cento), uso abusivo e dependência de cannabis (1,6 por cento), uso abusivo e dependência de cocaína (0,4 por cento), esquizofrenia (1,6 por cento), transtorno delirante (1,6 por cento), mania (0,4 por cento), transtorno bipolar (0,4 por cento), distimia (1,6 por cento), agorafobia (2,0 por cento), ansiedade generalizada (0,4 por cento), somatizaçao (0,2 por cento), transtorno doloroso somático persistente (4,4 por cento), transtorno motor dissociativo (0,4 por cento), anestesia e perda sensorial dissociativa (0,9 por cento) e transtorno de estresse pós-traumático (6,4 por cento). Foram encontrados mais diagnósticos na amostra dos pescadores do que na amostra dos moradores nao pescadores tanto "na vida" como no "último ano" p<0,001. O fator associado mais importante a apresentar um transtorno mental entre o conjunto das variáveis consideradas foi "ser pescador". Constatou-se uma proporçao maior de associaçoes entre os diagnósticos identificados na amostra dos pescadores artesanais e as variáveis demográficas do que entre as patologias encontradas na amostra dos moradores nao pescadores e as variáveis consideradas no estudo. Esses resultados refletem uma realidade epidemiológica mais grave para os pescadores artesanais, enfatizando a preocupaçao central do estudo: a saúde mental dos pescadores artesanais, grupo social de grande relevância na regiao