Efeito da sibutramina sobre o perfil da pressäo arterial nas 24 horas e sobre os parâmetros metabólicos que caracterizam a síndrome de resistência à insulina em pacientes obesos e hipertensos

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Endocrinologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar os efeitos da reduçao de peso com sibutramina (S) 10 mg ou placebo (PI) por seis meses sobre o perfil da pressao arterial nas 24 horas, sobre a massa ventricular esquerda (MVE) e a terapia anti-hipertensiva (TAH) em 86 pacientes obesos e hipertensos.

Métodos:

Antes e após o tratamento com S ou PI associada', à dieta hipocalórica os' pacientes foram' submetidos ao ecocardiograma à monitorizaçao da pressao arterial nas 24 horas e às determinaçoes dos níveis das enzimas hepáticas Resultados 0 grupo S apresentou perda ponderal maior que o PI (6,7 por cento vs 2,5 por cento; p<0,001). Aumentos na freqüência cardíaca, de 78 7,3 para 82 ñ 7,9 bpm (p=0,02) e reduçoes na MVE/Altura, de 105 29,3 para 97 ñ 28,6 g/m (p=0,002) foram observados apenas no grupo S Nos dois grupos ocorreram aumentos semelhantes nos níveis da fosfatase alcalina e ajustes comparáveis na TAH, enquanto a pressao arterial nao mostrou alteraçoes.

Conclusao:

Em pacientes obesos e hipertensos sibutramina associada à dieta hipocalórica promoveu perda ponderal mais acentuada que o placebo, e reduçao da massa do ventrículo esquerdo, serr interferir na pressao arterial e no tratamento antihipertensivo

More related