Sutura convencional e assistida pela cola de fibrina em aorta e cava de ratos wistar-EPM1: alteraçöes hemidinâmicas e histológicas
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cirurgia Vascular, Cardiaca, Toracica e Anesteologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
No período de novembro de 1999 a dezembro de 2000, utilizamos 120 ratos machos adultos da linhagem WISTAR-EPM1, cuja média de peso corpóreo era de 355 gramas, com a finalidade de compararmos os resultados da sutura convencional com os da realizada utilizando-se a cola de fibrina como coadjuvante. Esses animais foram divididos em 6 subgrupos de 20 (4 grupos e 2 controles), sendo que, em 2 grupos, a sutura foi realizada em aorta e nos outros 2 grupos em cava inferior. Seccionamos a parede anterior do vaso estudado, sendo que nos grupos em que foi realizada a sutura convencional utilizamos 4 pontos de prolene 10-0 e no grupo em que se aplicou a cola de fibrina foram dados 2 pontos. Comparamos, no 15º dia pós-operatório, os parâmetros hemodinâmicos, obtidos por meio do mapeamento dúplex, e as alteraçoes histológicas da parede vascular. Observamos que nos grupos em que nao se utilizou a cola de fibrina como coadjuvante da sutura vascular ocorreram as maiores alteraçoes histológicas da parede vascular caracterizadas pela desorganizaçao tissular com perda da aposiçao de camadas, pela presença de hemorragia no local da sutura, pela destruiçao de fibras de colágeno e fibras elásticas e pela presença de processo inflamatório, representado pela reaçao do tipo corpo estranho. Nesses mesmos grupos ocorreram as maiores alteraçoes hemodinâmicas, caracterizadas pelo aumento do pico de velocidade sistólico e pelo aumento do pico de velocidade diastólica. Concluímos ser o mapeamento dúplex um método de grande importância na caracterizaçao da perviedade de uma sutura vascular, devendo ser utilizado rotineiramente no pós-operatório, principalmente quando realizadas em vasos de pequeno calibre. Concluímos, ainda, que o número de pontos dados em uma sutura de um vaso de pequeno calibre influi...(au)