Caracterizaçäo estrutural e imunoquímica de glicoinositol fosforilceramidas e monohexosil ceramidas de fungos patogênicos
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Bioquimica to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Para um melhor entendimento da importancia e do papel biológico dos glicoesfingolipídeos (GSLs) e suas relaçoes com as doenças causadas por diferentes fungos patogênicos, nós analisamos as estruturas moleculares de GSLs de diferentes fungos como: Paracoccidioides brasiliensis, Histoplasma capsulatum, Sporothrix schenckii, Candida albicans, Cryptococcus neoformans, Cryptococcus laurentii, Cryptococcus albidus and Aspergillus fumigatus. GSLs de fungos foram isolados e purificados por DEAE-Sephadex, HPLC e HPTLC preparativa. As estruturas foram elucidadas por espectroscopia por 1-D e 2-D NMR, ESIIMS-CID/MS e GC/MS. Foram descritas as estruturas de glicosilinositol fosforilceramidas (GIPCs) presentes nas formas de micélio e levedura de P.