Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
As células da superfície ocular assim como os tecidos das glândulas salivares e lacrimais respondem á insulina quando em cultura, e podem sofrer mudulaçäo no seu ritmo de proliferaçäo quando expostas a este hormônio.
Os objetivos do presente estudo foram:
(1) investigar a presença da insulina no filme lacrimal;(2) identificar o receptor de insulina nestes tecidos;(3) conhecer os efeitos de diabetes melittus, envelhecimento e gênero sobre as etapas iniciais da sinalizaçäo da insulina em glândulas lacrimais e salivares de ratos. A presença de insulina na lágrima foi avaliada por radioimunoensaio enquanto que a identificaçäo dos elementos envolvidos na transmissäo do sinal insulínico e a resposta celular ao hormônio foram avaliados através de imunohistoquímica, imunoprecipitaçäo e "imunobloting". A insulina foi indentificada em lágrima humana, havendo aparente relaçäo com níveis circulatórios de hormônio. Demonstrou-se que: o receptor de insulina e o IGF-IR estäo presentes na córnea e na conjuntiva humana, e também que o RI, IRS-1, IRS-2, Shc, IGF-IR e STAT-1 estäo presentes em glândulas lacrimais e salivares de ratos; a fosforilaçäo insulino-induzida do receptor de insulina foi significativamente menor em glândula lacrimal de ratos diabéticos, senis e do gênero feminino se comparados a seus respectivos grupos-controle; a fosforilaçäo do receptor de insulina foi significativamente menor em glândulas salivares de ratos velhos e do gênero feminino do que em seus respectivos grupos-controle.