Transtorno obssessivo compulsivo: um estudo psicopatológico neuropsicológico e de fluxo sanguíneo cerebral regional (HMPAO-Tc99M)

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Estudamos 16 pacientes adultos com diagnóstico de Transtorno Obssessivo Compulsivo [(segundo critérios diagnósticos da CID-10 (pesquisa) e do DSM-IV)], emparelhados por idade, gênero, escolaridade e lateralidade cerebral com um grupo de controles saudáveis (n=17). Foi medido o Fluxo Sanguíneo Cerebral regional (FSCr) através da técnica de SPECT (99m TC-HMPAO), em estado de repouso, em ambos os grupos. Tanto os pacientes quanto os controles näo utilizaram medicaçäo psicotrópica no período de 30 dias anteriores á realizaçäo do exame. Avaliamos também o desempenho neuropsicológico de ambos os grupos, nas mesmas condiçöes, através de um conjunto de testes: Teste da Trilha (parte A e B), Teste Dígito-Símbolo, Teste da Fluência Verbal Alternada, Mini Exame do Estado Mental, Figura Complexa de Rey-Osterrieth (cópia e desenho após 5 minutos) e Wisconsin Card Sorting Test (WCST).

More related