Etapas iniciais da açäo insulínica em tecido renal: efeitos do jejum prolongado, da selenescência, da hipertrofia renal compensatória e do diabetes mellitus
Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A insulina estimula a autofosforilaçäo do receptor,a tivando a capacidade tirosina quinase deste, resultando em fosforilaçäo do substrato 1 do receptor de insulina. O IRS-1 fosforilado liga-se á enzima fosfatidilinositol 3-quinase (PI 3-quinase), ativando-a. Nos últimos anos, demonstrou-se que essas etapas iniciais da açäo insulínica apresentam regulaçäo tecido específica em diferentes situaçöes fisiopatológicas. tais estudos, realizados em tecido muscular, hapático e adiposo, näo foram efetuados em tecido renal. Assim o objetivo do presente trabalho foi investigar os níveis e grau de fosforilaçäo do receptor de insulina e do IRS-1, bem como a associaçäo deste com a PI 3-quinase em tecido renal.