Hospitalizaçäo na infância: representaçöes sociais da família sobre a doença e a hospitalizaçäo de seus filhos em Unidade de Pediatria

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho tem por objetivo verificar as representaçöes socias que as familias de crianças com doenças crônicas, internadas em uma enfermaria de pediatria, têm sobre a doença e hospitalizaçäo do filho. Investigou-se também se estas representaçöes se modificavam ao longo da hospitalizaçäo da criança, quando as famílias se integravam ao programa mäe-participante desenvolvido pela equipe de saúde na Unidade. A populaçäo estudada constituiu-se de 38 famílias, perfazendo um total de 50 participantes, e a metodologia de coleta de dados envolveu uma combinaçäo de técnicas: observaçäo participante de campo, entrevistas abertas e entrevistas que seguiram um roteiro semi-estruturado, além de observaçäo sistemática de sessöes de grupo de pais e de acompanhantes. Os dados da observaçäo participante de campo foram registrados em audio-cassete e manualmente, enquanto os demais foram registrados em audio-casste, sendo transcritos posteriormente. Na análise de dados utilizou-se a técnica da análise do discurso do tipo enunciado.

More related