Mudanças na funçäo ovariana e cervical nos primeiros dias após a injeçäo de 150mg de acetato de midroxiprogesterona na segunda metade da fase proliferativa
Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este estudo descritivo analisou 29 mulheres que receberam uma injeçäo intramuscular de 150mg de acetato de medroxiprogesterona (AMP-D). O objetivo foi estudar o tempo até a instalaçäo das mudanças provocadas na funçäo ovariana e cervical em mulheres que receberam a injeçäo entre os dias 8 e 13 do ciclo mentrual. Foram coletadas amostras de muco cervical imediatamente antes da injeçäo e 6,12,24 horas, três e sete dias após. Estradiol, LH e progesterona foram medidos em amostras colhidas antes e um, três e sete dias após a injeçäo. Foi realizado ultra-som pélvico para medida dos folículos ovarianos nos mesmos dias em que foi coletado sangue. Quatro mulheres iniciaram o AMP-D no oitavo dia do ciclo, e cinco em cada dia, do nono até o décimo terceiro dia.