Tratamento do diabetes auto-imune pré-clínico do camundongo nod (non obese diabetic) em fase de insulite intensa com anticorpos monoclanais anticd4 e anticd8

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O camundongo nod é um exemplo espontâneo de diabetes auto-imune, cuja expressäo clínica de síndrome hiperglicêmica é mais frequente em fêmeas ( em torno de 60 por cento) do que em machos (<10 por cento), entre a vigésima e a vigésima quinta semana de vida. Uma infiltraçäo linfomononuclear progressiva das ilhotas de Langerhans (insulite), iniciada na quinta semana de vida, em ambos os sexos, precede o desenvolvimento clínico do diabetes. A doença é mediada por células T CD4+ CD8+ com auto-reatividade anticélula ß. A Ciclofosfamida (CI), administrada a animais NOD de oito semanas de vida, induz o diabetes clínico em machos e acelera em fêmeas, por provável depleçäo de células T supressoras dos mecanismos diabetogênicos. Este modelo (DMID-CI) é um instrumento experimental para aplicaçäo de protocolos terapêuticos, descritos, sobretudo, em fase inicial do processo auto-imune. O objetivo deste estudo foi o de testar a eficiência de uma imuno-intervençäo no DMID-CI do camundongo NOD, em fase avançada de insulite, com anticorpos monoclanais (AcMos) depletantes antiCD8 e antiCD8, estratégia pouco documentada na literatura.

More related