Gravidez em mulheres adolescentes: a ótica de familiares

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Trata-se de estudo descritivo, do tipo estudo de caso, para cuja realização partiu-se do pressuposto de que a gravidez em uma adolescente, em especial quando é a primeira gestação e ela é solteira, pode resultar em uma significativa crise situacional intrafamiliar; e de que a crise instaurada pela ocorrência dessa gravidez pode favorecer a assunção de estratégias de resolução, seja da adolescente ou de sua família, nem sempre integradoras, mas comprometedoras do desenvolvimento individual ou grupal. Os objetivos estabelecidos foram os de verificar como os familiares descrevem a situação, averiguar que comportamentos os familiares evidenciam e constatar que conseqüências os comportamentos dos familiares trazem para a situação da gravidez de uma adolescente. A pesquisa foi realizada no município de Mossoró - RN, no Conjunto Liberdade II, utilizando-se a Unidade Básica de Saúde do bairro como ponto de referência para a identificação das adolescentes grávidas e das famílias que fariam parte do estudo.

Foram incluídas no estudo quatorze famílias e a amostra de famílias de adolescentes grávidas ficou constituída por dezenove pessoas:

treze mães, uma avó, duas sogras, um pai, um padrastro e um sogro. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se a Técnica do Incidente Crítico. A coleta de dados ocorreu durante os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2001, utilizando-se um roteiro de entrevistas submetido previamente a testagem. As entrevistas com os familiares das adolescentes grávidas foram gravadas em fita cassete. Após sua transcrição, procedeu-se à textualização dos discursos e, em seguida, ao recorte das unidades de análise, pela identificação dos núcleos de sentido das frases. As unidades de análise foram agrupadas em categorias, que orientaram a descrição e interpretação dos dados obtidos: percepção dos familiares sobre o comportamento, o namoro e a atividade sexual das adolescentes; influência da gravidez das adolescentes nas relações intrafamiliares; principais preocupações dos familiares face à gravidez das adolescentes. Entre os resultados do estudo, verificou-se que a preocupação com a imaturidade física e emocional das adolescentes grávidas e as questões de ordem econômica predominaram nos discursos de grande parte dos familiares que participaram do estudo; que a crise situacional intrafamiliar parecia resolver-se com o evolver da gestação e ter solução mais rápida quando a adolescente estabelecia uma união consensual e, portanto, o parceiro

More related