Expressäo imunohistoquímica da Inibina, do p53, de testosterona, do WT1 e da substância inibidora de Müller em células de gonadoblastoma, disgerminosa e seminoma
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Endocrinologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
0 Gonadoblastoma (Gb), um tumor misto de células germinativas e de células tipo cordoessexuais do estroma, é uma forma comum de tumor em pacientes com disgenesia gonadal e influência de material do cromossomo Y (Ychm). O gonadoblastoma é composto por agregados de células germinativas e de células menores, semelhantes às células imaturas dos cordoes sexuais, com ilhas de células tipo esteróide dentro do estroma adjacente. Ele dá origem a um tumor maligno de células germinativas, o Disgerminoma, o qual é um tumor de células germinativas in situ. Raramento o gonadoblastoma e o disgerminoma ocorrem em gônadas disgenéticas (por exemplo, 46,XX ou 45,X) sem material do cromossomo Y.