Analise comparativa das características bioquímicas e histológicas da infecçäo crônica pelo vírus da hepatite C entre portadores de insuficiência renal crônica terminal em diálise e indivíduos com funçäo renal normal

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Gastroenterologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introduçao:

Infecçao pelo vírus da hepatite C (HCV) é comum entre portadores de insuficiência renal crônica (IRC) em diálise. A conseqüências desta infecçao nesta populaçao é pouco conhecida.

Objetivos:

Analisar as características bioquímicas e histológicas da infecçao crônica pelo HCV em portadores de IRC em diálise e compará-las com as de portadores da mesma infecçao com funçao renal normal.

Casuística e Métodos:

Foram incluídos pacientes com IRC com infecçao crônica pelo HCV, atendidos entre 01/1998 e 12/2000 no Ambulatório de Hepatites da UNIFESP. Como controle foram incluídos portadores da infecçao crônica pelo HCV, com funçao renal normal do mesmo ambulatório, pareados por sexo, tempo de infecçao e idade por ocasiao da mesma.

Resultados:

Setenta e três portadores de IRC foram incluídos neste estudo. Os índices da atividade da alanina aminotransferase (ALT) e da g-glutamil transferase (gGT) estavam acima do normal em 43 (59 por cento) e 49 (67 por cento) pacientes, respectivamente. A análise histológica demonstrou fígado normal em 1 (1 por cento), fígado reacional em 20 (27 por cento), hepatite crônica lobular em 3 (4 por cento), hepatite crônica sem (HCSANI) periportal em 14 (20 por cento), hepatite crônica com atividade necro-inflamatória (HCCANI) periportal em 34 pacientes (47 por cento). Desta última, sete pacientes (20 por cento) apresentaram graus de atividade maiores que 2. Graus de estadiamento maiores ou iguais a 2 foram encontrados em 15 pacientes (20 por cento), destes apenas um com cirrose hepática. Marcadores histológicos de infecçao pelo HCV foram encontrados em 23 pacientes (32 por cento). Siderose hepática foi observada em 50 pacientes (71 por cento). Nao houve correlaçao entre níveis elevados da ALT e gGT com maiores graus de atividade necro-inflamatória periportal, nem da gGT com maiores graus de estadiamento. Trinta e cinco portadores de IRC foram pareados a pacientes com funçao renal normal. Níveis mais elevados da ALT foram encontrados entre os nao urêmicos. Níveis da gGT nao apresentaram diferença entre os dois grupos. A comparaçao das características histológicas demonstrou os mesmos graus de estadiamento nos dois grupos, sendo que os portadores de IRC apresentaram menores graus de infiltrado inflamatório portal e atividade necro-inflamatória periportal com maiores graus de atividade...au)

More related