Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Gastroenterologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introduçao:
Recentemente, atençao tem sido dada ao papel do ferro na hepatite C, uma vez que, aumento nos índices séricos de sobrecarga de ferro tem sido freqüentemente observado em pacientes com infecçao crônica pelo HCV. Entretanto, o significado e as conseqüências das alteraçoes do ferro nestes pacientes nao estao totalmente esclarecido. Objetivo:
Avaliar a presença de sobrecarga de ferro e estudar a relaçao entre a concentraçao de ferro hepático (CFH) e características gerais, laboratoriais e histológicas de pacientes com infecçao crônica pelo HCV. Pacientes e Métodos:
Entre maio de 2000 e agosto de 2001 foram incluídos prospectivamente pacientes com anti-HCV e HCV-RNA positivos, nos quais a biópsia hepática foi indicada. A análise de AST, ALT, GGT, ferro, ferritina e de saturaçao de transferrina foi realizada em amostras de sangue coletadas, em jejum, até um mês antes ou depois da biópsia hepática. A concentraçao de ferro hepático foi determinada em amostras de tecido hepático, as quais foram mantidos à - 20º C, mediante análise de espectrofotometria por absorçao atômica. Para a análise comparativa, entre a CFH e as diversas variáveis, foram empregados os seguintes testes estatísticos: teste de Mann-Whitney e análise de regressao múltipla. Resultados:
Noventa e nove pacientes foram analisados, entre estes, a média de idade foi de 44 anos com predomínio do sexo masculino (58 por cento). O risco de transmissao parenteral foi encontrado em 53 por cento dos casos, nos quais, o tempo estimado de infecçao foi em média 19 anos. Valores elevados de AST, ALT e de GGT foram encontrados em 67 por cento, 89,6 por cento e 62,5 por cento dos pacientes, respectivamente. A histologia, predominaram formas leves de doença hepática (65,5 por cento); cirrose hepática foi observada em apenas12,5 por cento dos pacientes. Valores séricos elevados de ferro, ferritina e saturaçao de transferrina foram encontrados em 28 por cento, 27 por cento e 12,5 por cento dos casos, respectivamente. Valores da CFH, acima de 30 mmol/g de tecido seco, foram identificados em apenas 5 por cento dos casos. A siderose esteve presente em somente 15,6 por cento dos pacientes, nos quais, o depósito foi principalmente hepatocelular (80 por cento). Siderose em graus mais intensos (2 e 3) foi observada em apenas 7 por cento dos casos. As análises comparativas iniciais revelaram que os valores da CFH foram significantemente diferentes em relaçao ao sexo...(au)