Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar o papel da iniciativa Hospital Amigo da Criança na prática do aleitamento materno durante a intervençäo de recém-nascidos na Unidade de Neonatologia do HURNP e após a alta, ao longo dos primeiros meses de vida. Métodos:
amostra do estudo constitui-se de todos os recém-nascidos internados na unidade de neonatologia do HURNP durante as anos de 1994(n=285) e 1998 (n=386). A metodologia constou da análise de prontuários dos recém-nascidos; consulta e análise de todos os documentos e registros referentes ao processo de implantaçäo da IHAC no HURNP e entrevistas com profissionais de saúde do setor de neonatologia. Resultados. Ocorreram mudanças significativas no regime alimentar do grupo de recém-nascidos internados na unidade de neonatologia do HURNP entre 1994 e 1998. Houve aumento expressivo do percentual de crianças que passaram a receber exclusivamente leite humano (de 1,9 por cento em 1994 para 41,7 por cento em 1998) e a alimentaçäo exclusiva por fórmulas deixou de existir (de 17,9 por cento em 1994 para 0,0 por cento em 1998). No que se refere ao aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida, o tempo mediano do aleitamento materno exclusivo aumentou de 12 dias em 1994 para 45 dias em 1998 e, quanto ao aleitamento materno näo houve diferença significativa. Conclusöes:
A implantaçäo da IHAC na Unidade de Neonatologia do HURNP contribuiu para aumentar tanto os índices do aleitamento materno como do aleitamento materno exclusivo, durante a intervençäo dos recém-nascidos na Unidade de Neonatologia do HURNP e, nos primeiros seis meses de vida, contribuiu para o aumento dos índices do aleitamento materno exclusivo