Distribuiçäo espacial da mortalidade por agressäo no município de Säo Paulo no ano de 1999

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Determinar o padräo de distribuiçäo espacial da mortalidade por agressäo no município de Säo Paulo, identificando a ocorrência de clusters espaciais e a relaçäo com alguns indicadores socioeconômicos.

Métodos:

Os coeficientes de mortalidade por agressäo foram construídos para cada um dos sexos utilizando-se a populaçäo de 10 a 49 anos e o total de óbitos nessa mesma faixa etária para o ano de 1999. Para a caracterizaçäo espacial do município, utilizou-se mapas temáticos de padräo de áreas. Foram aplicados o teste Moran I para a detecçäo da ocorrência de clusters espaciais e o coeficiente de correlaçäo de Pearson para verificaçäo da relaçäo entre a mortalidade por agressäo e os aspectos socioeconômicos.

Resultados:

A distribuiçäo espacial da mortalidade por agressäo masculina näo se dá de forma aleatória. É possível identificar a ocorrência de autocorrelaçäo espacial verificando a existência de clusters de valores altos, particularmente nas zonas sul e leste, e de valores baixos nas áreas mais centrais da cidade. O resultado do teste de Moran I para mortalidade feminina näo apresentou significância estatística. A análise de correlaçäo aponta a renda média familiar, o desenvolvimento educacional do chefe de família e a densidade habitacional como os indicadores que mantêm as mais fortes relaçöes com a mortalidade masculina por agressäo. Näo foi encontrada nenhuma relaçäo estatisticamente significativa entre a mortalidade feminina por agressäo e indicadores socioeconômicos.

Conclusöes:

A distribuiçäo da mortalidade masculina por agressäo ocorrida no município de Säo Paulo, em 1999, guarda uma forte autocorrelaçäo espacial e apresenta correlaçäo inversa com indicadores de exclusäo social. Sugere-se a realizaçäo de pesquisas complementares que utilizem outras escalas de análise e abordagens diferenciais para explicaçäo do problema

More related