Correlação entre parâmetros fisiológicos e função clínica nas anastomoses coloanais com e sem reservatório

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As cirurgias de preservação esfincteriana no tratamento do câncer de reto têm significado importante progresso na manutenção da qualidade de vida dos pacientes após a ressecção retal completa, sem comprometer significativamente o seu prognóstico. O presente estudo tem como objetivos comparar as técnicas cirúrgicas de anastomose coloanal manual com e sem reservatório avaliando-se os resultados funcionais e análise dos parâmetros fisiológicos na medição do mecanismo de continência fecal envolvido.

As hipóteses levantadas para este estudo são:

1) a anastomose coloanal com reservatório apresentaria melhores resultados do que a anastomose coloanal sem reservatório, 2) a medição de parâmetros fisiológicos estaria correlacionada ao índice funcional e poderia predizer os resultados funcionais. Foram estudados 42 pacientes operados pelo Grupo de Coloproctologia da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade De Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1979 a 1995. Os pacientes responderam a questionário específico sobre função esfincteriana (índice funcional) para posterior quantificação dessa função.

Os parâmetros fisiológicos estudados foram:

pressão anal média de repouso, pressão anal máxima de contração voluntária, pesquisa do reflexo inibitório anoneorretal, valor médio de pressão anal de repouso na zona de mais alta pressão, índice de assimetria da zona de mais alta pressão em repouso, localização da zona de mais alta pressão em repouso em relação ao comprimento do canal anal, volume correspondente a primeira sensação anoneorretal, ao desejo de evacuar e à capacidade máxima neorretal, além da medida de complacência neorretal. Para a análise da ocorrência de evacuações fragmentadas e reflexo anoneorretal, utilizou-se a tabela de contigência, sendo o valor de significação estabelecido pelo teste exato de Fischer. Para calcular a existência de correlação entre o índice funcional e os parâmetros fisiológicos, foi utilizado o cálculo do coeficiente de correlação, sendo considerado estatisticamente significante valores de p<0,05. Os demais parâmetros fisiológicos (pressão anal média de repouso, pressão anal máxima de contração voluntária, índice de assimetria e localização da zona de mais alta pressão em repouso, volume de insuflação do balão intra-neorretal correspondente a primeira sensação anoneorretal e capacidade máxima neorretal) não apresentaram significância estatística entre os dois grupos.

More related