O emprego do potencial de longa latência P300 (P3) no diagnóstico de complicações neurológicas e psíquicas do Lúpus Eritematoso Sistêmico; comparação com a avaliação clínica e neuropsicológica
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de correlacionar achados neurológicos e neuropsicológicos com os parâmetros dos potenciais evocados de longa latência, trinta e três pacientes do sexo feminino com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES) foram estudadas quanto a seus potenciais evocados visuais (PEVs), auditivos de tronco encefálico (PEAs), somato-sensitivos (PESs) (de curta latência e corticais), e auditivos de longa latência (endógenos), e também sibmetidas a uma avaliação neurológica padronizada, ao Mini-Mental State (MMS) e ao Exame do Estado Mental de Strub e Black (MSE). 31 por cento dos pacientes examinados apresentavam anormalidades no exame neurológico, sendo que 14,6 por cento apresentavam anormalidades múltiplas. 9,7 por cento dos pacientes apresentavam uma pontuação no MMS abaixo do mínimo aceitável para sua escolaridade. Foi encontrado uma correlação significativa entre o encontro de anormalidades no exame neurológico padronizado e uma pontuação abaixo do valor mínimo para a escolaridade no MMS. O achado de PEVs ou PESs anormais previa um exame neurológico anormal. Não encontramos correlação entre um potencial evocado anormal de qualquer modalidade, inclusive um P300 corrigido para a idade, e o resultado final no MMS. Foi encontrada, por outro lado, uma correlação negataiva entre a latência do P300 e o desempenho em um teste de memória lógica. A utilização dos potenciais endógenos no LES se justificaria apenas pela alta prevalência de complicações neurológicas, e não pelo valor preditivo do teste. A correlação entre a latência do potencial P300 e os resultados em um teste de memória lógica reforça a hipótese de uma geração bitemporal desse potencial.