Análise dos critérios histológicos utilizados para diagnóstico de lesão induzida por HPV e sua relação com a reatividade do DNA-HPV por captura de híbridos e por hibridização in situ
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de analisar os critérios histológicos associados à lesão induzida por HPV e sua relação com a reatividade do DNA-HPV por captura de híbridos (CH) e hibridização in situ (HIS), foi realizado este estudo em 138 mulheres encaminhadas para colposcopia nos Serviços de Patologia Cervical do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas. Analisou-se a taxa de concordância do diagnóstico histológico através da comparação do resultado da lâmina histológica avaliada por dois observadores visando a atingir o diagnóstico de consenso. Conclui-se que houve concordância elevada interobservadores na histologia, reforçando sua validade como padrão-ouro das lesões do colo uterino. A binucleação, a paraceratose e a disqueratose apresentaram uma prevalência menor que a multinucleação e as células com atipia nuclear mínima, com vacúolos foram muito freqüentes tanto nos casos positivos como nos negativos para DNA viral. A ausência de associação do encontro das células com esboço coilocitose, com o diagnóstico histológico, bem como com a detecção de DNA-HPV, seja por CH, seja por HIS, torna fundamental sua exclusão dentre os critérios diagnósticos em biópsias de colo uterino.