Efeitos da terapia de reposição hormonal na densidade mamográfica de mulheres menopausadas

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar a influência da terapia de reposição hormonal (TRH) no comportamento da densidade mamográfica em mulheres menopausadas.

Metodologia:

Foi realizado um estudo de corte com 81 usuárias de TRH e 46 não usuárias.

As mamografias foram reavaliadas e classificadas segundo doi critérios:

subjetivamente, pelos padrões de WOLFE, 1976 e objetivamente, quantificando a densidade mamográfica por meio de digitalização de imagens. Foi analisada a relação entre as mudanças quantitativas de densidade mamográficas e algumas variáveis independentes. Foram também avaliados, para o grupo usuário de TRH, a influência do tipo, esquema e tempo de reposição hormonal. Para este estudo utilizou-se os testes de Qui-Quadrado, Exato de FISHER e T de "Student" para análise univariada. Para determinar entre os dois métodos de avaliação mamográfica, qual o mais eficiente, foi utilizado o teste de MAC NEMAR. Realizou-se análise multivariativa com regressão logística para avaliar as variáveis com maior influência nas mudanças de densidade. Os testes de PEARSON e WILCOXON também foram empregados.

Resultados:

Os dois grupos; usuárias e não usuárias de TRH foram comparáveis segundo as variáveis estudadas. O método de digitalização de imagens mostrou-se significativamente mais eficiente do que o método baseado nos padrões de WOLFE. Foi observado 25 por cento de aumento de densidade mamográfica na população geral segundo a digitalização de imagens e 8 por cento pelo método de WOLFE (p<0,0000). O uso de TRH esteve associado significativamente ao aumento de densidade mamográfica em relação ao não uso, pelos dois métodos de avaliação (p<0,000). Constatou-se que 37 por cento das usuárias de TRH aumentaram a densidade mamográfica pela digitalização de imagens e cerca de 4 por cento das não usuárias tiveram o mesmo comportamento. Em usuárias de TRH que aumentaram a densidade mamográfica à digitalização de imagens, cerca de 41 por cento demonstraram um aumento maior ou igual à 10 por cento. Nenhuma das não usuárias obteve aumento maior ou igual a 10 por cento.

Conclusão:

Conclui-se que o uso de TRH na pós-menopausa aumenta a densidade mamográfica das mulheres. As implicações desta situação devem ser consideradas.

More related