Análise Funcional discriminativa em dislexia do desenvolvimento

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Esta tese teve por objetivos avaliar e analisar através de provas neuropsicológicas, pedagógicas e exames complementares, crianças com possível diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento. Participaram como sujeitos 47 crianças, sendo 27 controles (sem dificuldades de aprendizagem) e 20 experimentais, com idade entre 8 e 13 anos, alunos de 2ª série do 1§ grau de escola da rede pública da região de Campinas, SP. A coleta de dados se deu no HC/UNICAMP para os sujeitos do grupo experimental (GE) e em escolas públicas para os sujeitos do grupo controle (GC). Os materiais empregados consistiram de testes formais e materiais acadêmicos de uso diverso.

O procedimento constou de 4 etapas:

1) Entrevista com os pais (anamnese); 2) Avaliação neuropsicológica; 3) Avaliação específica para leitura; 4) Exames complementares. Os resultados obtidos revelaram que as crianças dos dois grupos apresentavam potencial intelectual normal, ausência de déficits sensoriais e desordens neurológicas que comprometessem o aprendizado mas, diferença significativa de desempenho entre os mesmos. Prejuízos lingüísticos e cognitivos foram encontrados no GE, principalmente em linguagem receptiva e expressiva, memória de curto prazo auditiva e visual, déficits na consciência fonológica e habilidades acadêmicas, principalmente leitura e escrita. Os exames complementares audiométrico e oftalmológico foram fundamentais para excluir déficits sensorial auditivo e visual, respectivamente.

More related