Radiossensibilidade de Salmonella spp e Vibrio parahaemolyticus incorporadas artificialmente por ostras (Crassostrea brasiliana)

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A irradiação é considerada um dos processos tecnológicos mais eficientes na redução de microrganismos patogênicos e deteriorantes dos alimentos. As ostras são moluscos bivalves que, frequentemente, são consumidas cruas, sendo consideradas importantes veículos de microrganismos patogênicos, devido à sua capacidade de filtração. O objetivo deste estudo foi avaliar a radiossensibilidade de Salmonella spp e Vibrio parahaemolyticus incorporadas artificialmente por ostras (Crassostrea brasiliana). As ostras foram submetidas ao tratamento de radiação gama com doses variando entre 0,5 kGy a 3,0 kGy. Os valores de D10 variaram de 0,44 kGy a 0,55 kGy para Salmonella spp e de 0,15 kGy a 0,19 kGy para Vibrio parahaemolyticus...

More related