Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem to obtain the academic title of Especialista. Leader:
Estuda-se através de um trabalho exploratório com abordagem quali-quantitativa, as condiçöes da humanizaçäo da assistência no puerpério, unidade de alojamento conjunto de uma maternidade de pequeno porte, na cidade de Curitiba, estado do Paraná.
A populaçäo abrange 40 puérperas e os dados evidenciaram que:
para 70 por cento nada perturba nem aborrece as puérperas. Devido ao baixo nível sócio-econômico e educacional, a mulher conceitua a asistência como excelente, somados ao fato de que muitas vezes está na maternidade como um favor, eis que näo possui despesas financeiras (é até atendida gratuitamente), e o ambiente hospitalar, na maioria dos casos, se revela melhor que sua própria residência 47,5 por cento afirma encontrar pessoas carinhosas na asistência; 50 por cento referem que recebem uma atençäo excelente; 20 por cento afirma que alguém da equipe de enfermagem demonstra imapciência; 75 por cento dizem que receberam orientaçäo adequada; 67,5 por cento asseguram näo ter problemas; 37,5 por cento das puérperas disseram que foram respeitadas; 22,5 por cento sente segurança, a 20 por cento referem que sofrem por näo haver ninguém da família esperando. Enfim, pelos dados apresentados no trabalho, pode-se perceber os aspectos que favorecem e os que prejudicam a humanziaçäo da assistência no puerpério. Espera-se atendimento com humanidade, dedicaçäo, respeito, responsabilidade, compreensäo, carinho e eficiência, e um trabalho individualizado das puérperas, sua respectivas famílias, tentando, desta forma, diminuir a ansiedade e o desconforto pós-parto no alojamento conjunto