Correlaçäo entre dieta lipídica predominantemente insaturada e aterosclerose

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O autor realizou estudo experimental, oferencendo dieta lipídica com predomínio de insaturados, considerada näo aterosclerótica, a ratos Wistar, machos e adultos, com o objetivo de investigar se tal dieta provocaria aterosclerose, num período de 20 semanas. Utilizou-se dois grupos (um controle, com 30 ratos, que ingeriu dieta controle balanceada; outro com 26 animais que foram alimentados com a dieta controle acrescida de 10 por cento de óleo de soja, cuja a composiçäo tem 57g/100ml de lipídios polinsaturados, 22g/100ml de gorduras monoinsaturadas e 13g/100ml de saturados.

Retirou a origem das artérias:

coronárias, mesentéricas superiores e bifurcações das ilíacas, para análise histopatológica. Encontrou-se 23,07 por cento de incidência de aterosclerose em paredes coronárias, dos ratos do grupo II que ingeriram dieta lipídica predominantemente insaturada; confirmado estatisticamente pelo teste Exato de Fisher (p=0,007). Nas artérias mesentéricas e bifurcações das ilíacas, näo foram encontrados sinais de esclerose.

Discute o resultado pelos aspectos:

fatores fisiopatológicos e predisponentes para a doença; aterosclerose devido a lipídios insaturados; características dos ácidos graxos saturados, mono e polinsaturados; do óleo de soja e dos ratos Wistar. Conclui-se que a dieta lipídica com predomínio de insaturados produziu aterosclerose em coronárias de ratos Wistar, machos, adultos, após 20 semanas

More related