Diagnóstico precoce do glaucoma: avaliaçäo dos métodos de perimetria cromática e eletrorretinograma

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar os métodos de perimetria cromática e o eletrorretinograma com estímulo padräo (PERG) no diagnóstico precoce do glaucoma.

Os pacientes foram divididos em três grupos:

controle (20 olhos), glaucoma inicial (26 olhos) e glaucoma desenvolvido (24 olhos), nos quais foram realizados exames de perimetria acromática, PERG transiente e PERG estacionário. Os resultados de 96,2 por cento e especificidade de 55 por cento, e no grupo glaucoma desenvolvido, sensibilidade de 100 por cento e especificidade de 55 por cento. Com relaçäo ao PERG transiente, o melhor parâmetro foi a amplitude de N95+P50 com sensibilidade de 88,5 por cento e especificidade de 85 por cento no grupo glaucoma inicial e no grupo glaucoma desenvolvido, sensibilidade de 91,7 por cento e especificidade de 90 por cento. No PERG estacionário o grupo glaucoma inicial apresentou sensibilidade de 96,2 por cento e especificidade de 90 por cento, enquanto que no grupo glaucoma desenvolvido a sensibilidade foi de 95,8 por cento e especificidade de 100 por cento. A perimetria cromática e o PERG se mostraram úteis no diagnóstico precoce de glaucoma, sendo que o PERG estacionário apresentou o melhor conjunto sensibilidade-especificidade no diagnóstico de glaucoma com dano inicial

More related