O conceito de eficiência na reforma setorial do estado brasileiro nos anos 90: difusäo e apreensäo em um hospital público

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A construçäo da capacidade de Estado, nos anos 90, assentada principalmente no conceito de eficiência, é assumida como objetivo central da Reforma do Estado brasileiro e de seu aparelho. O objetivo deste estudo é conhecer como o conceito de eficiência é concebido e difundido no ideário e na proposta da Reforma Setorial do Estado e como as instituiçöes públicas de saúde e, seus trabalhadores, o percebem, incorporam, resistem ou redefinem. Foi feita uma análise, através de categorias significativas, dos documentos de divulgaçäo produzidos pelo Ministério da Administraçäo e Reforma do Estado. Realizamos, também, um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), analisando-se como o conceito de eficiência se manifesta: nos vários tipos de textos produzidos na instituiçäo em estudo; no comportamento de indicadores selecionados de produçäo e produtividade entre 1994/2000; no discurso dos trabalhadores (percebem e redefinem o conceito de eficiência); ressaltando quais os mecanismos de resistência adotados. Para essas análises utilizamos entrevistas semi-estruturadas com o corpo direito e grupos focais com os trabalhadores. Pudemos constatar que o conceito de eficiência, nas várias nuanças que revestem sua raiz econômica, foi, näo apenas apreendido, incorporado e traduzido, mas tem sido mesmo implementado através de mudanças organizacionais e culturais no cotidiano do Hospital das Clinicas/UFMG.

More related