A religiosidade como fator de proteçãoo contra transtornos depressivos em pacientes acometidas com patologia oncológica da mama

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Segundo a literatura as pacientes acometidas com neoplasia mamária apresentam um escore de transtorno depressivo maior que na população geral.(OMS)(em média de 30 por cento versus 8 por cento). Este trabalho estudou pacinetes com neoplasia da mama (préé e pós mastectomia), e avaliuou se a religiosidade atuava como fator de proteção contra transtornos depressivos. Também estudamos aspectos psicossociais das pacientes. Como instrumento de avaliação utilizamos a Escala de Beck para depressão e as escalas modificadas de Strayborn e Larson & Vicent Moschella para religiosidade, ap¢s back-translation e validação por juízes no nosso país. Como resultados obtivemos que a religiosidade atuou como fator de proteção contra a depressão na população pós-cirurgica.

More related