Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Urologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introduçao:
O padrao de ploidia é considerado fator prognóstico importante em diversos tumores sólidos e no câncer da próstata. Para que este parâmetro possa ser utilizado na definiçao da estratégia terapêutica, especialmente em pacientes candidatos a prostatectomia radical, é necessário que os resultados obtidos nas biópsias diagnósticas representem adequadamente os espécimes cirúrgicos definitivos. Entretanto, é freqüente que um mesmo tumor possua áreas com diferentes padroes de ploidia, fato que poderia interferir nos resultados obtidos na determinaçao do conteúdo de DNA. Nosso objetivo foi avaliar se a determinaçao do padrao de ploidia na biopsia prostática diagnóstica representa adequadamente os achados do espécime cirúrgico correspondente. Método:
Utilizou-se a citometria por análise da imagem digitalizada (CIM) para avaliar retrospectivamente o conteúdo de DNA de fragmentos de tecido prostático provenientes das biópsias diagnósticas por agulha e espécimes cirúrgicos correspondentes, em amostras de 31 pacientes portadores de adenocarcinoma da próstata estadio T3b N0 M0 ou inferior, submetidos a prostatectomia radical e sem tratamento hormonal ou radioterápico anterior. Resultados:
A análise das amostras provenientes das biópsias permitiu prever em 80,6 por cento dos casos o padrao de ploidia das amostras correspondentes nos espécimes cirúrgicos. Conclusao:
A determinaçao do padrao de ploidia em amostras dos fragmentos de biópsia, utilizando-se a CIM, representou adequadamente o padrao do conteúdo de DNA do espécime cirúrgico correspondente