Avaliaçäo da implantaçäo de um serviço de racionalizaçäo do uso de antimicrobianos: comparando com modelo desenvolvido em hospital universitário de referência

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Doencas Infecciosas e Parasitarias to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Avaliar os resultados da implantaçao do Serviço de Racionalizaçao do uso Je Antimicrobianos em Hospital Universitário e compará-lo com o modelo adotado em outro Centro Universitário de Referência.

Métodos:

Avaliados no período de 24 meses )s dados de consumo de antimicrobianos totais, restritos e nao restritos em gramas e em DDD (dose definida diária), custos financeiros da farmácia hospitalar com estes medicamentos, índices de infecçao hospitalar em algumas topografias (respiratória, :rato urinário, sítio cirúrgico, sepse e cutânea) e número de solicitaçoes recusadas globalmente e por determinadas enfermarias coletadas nas fichas de solicitaçoes de antimicrobianos encaminhadas ao Serviço de Racionalizaçao do uso de antimicrobianos do HE-FMTM. Análise comparativa dos dados também coletados na `ficha de solicitaçoes de antimicrobianos entre os dois hospitais do estudo (HE-FMTM e r -ISP-UNIFESP) no período de junho de 1998 a maio de 2000 em relaçao a: unidades Je internaçao que mais solicitam antimicrobianos, quais antimicrobianos sao mais solicitados e em quais enfermarias, visando a adequaçao nestas unidades.

Resultados:

O consumo de antimicrobianos em DDD no período de 24 meses mostra que: Ceftriaxona, Ceftazidima, Clindamicina e Ciprofloxacina apresentaram moderado aumento mas siginificante do consumo; com a Cefepime, Fluconazol e Sulfametoxazol/Trimetropim houve um grande consumo enquanto o Imipinem e Metronidazol apresentaram moderada reduçao do consumo. A Vancomicina permaneceu com tendência a estabilizaçao do consumo neste período. Os custos financeiros com estes medicamentos apresentaram-se com reduçao no início do estudo e discreta ascensao no ano de 2000. Nos índices de infecçao hospitalar houve apenas tendência a reduçao nas topografias cutânea e sítio cirúrgico. As recusas das solicitaçoes mantiveram-se com a porcentagem constante no CTI-adulto e com educaçao nas outras enfermarias analisadas (PS, CC, CM) e também globalmente. Quando comparadas as duas instituiçoes em relaçao aos antimicrobianos observou-se que a Ceftriaxona é o medicamento mais solicitado nas duas e que as enfermarias que concentram o maio número de solicitaçoes sao as mesmas nos dois hospitais. As unidades de Terapia Intensiva (adulto e pediátrica) nao apresentaram diferenças significativas em relaçao aos antimicrobianos solicitados e as enfermarias que apresentam diferenças em relaçao às liberaçoes de antimicrobiano...(au)

More related