Qualidade de vida em pacientes submetidos à reconstruçäo mamária tardia com o retalho musculocutâneo transverso do reto abdominal

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cirurgia Plastica Reparadora to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar o impacto da reconstruçao mamária tardia com o retalho musculocutâneo transverso do reto abdominal na qualidade de vida de 25 pacientes mastectomizadas, e a satisfaçao geral delas com o resultado.

Métodos:

Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado o questionário genérico de avaliaçao de qualidade de vida SF-36, aplicado no pré e pós-operatório de três, seis e doze meses. A satisfaçao das pacientes foi avaliada através de uma versao adaptada da subescala de satisfaçao geral de Alderman et al., aplicada após o primeiro ano pós-operatório.

Resultados:

O impacto da reconstruçao mamária na qualidade de vida das pacientes foi positivo em todos os domínios do SF-36I Houve diferença estatisticamente significante, em relaçao ao pré, nos domínios "aspecto emocional" e "saúde mental", no 3º mês pós-operatório, e "estado geral de saúde", no 6º mês. No 12º mês pósoperatório houve melhora significante de todos os outros domínios, exceto "vitalidade" que, embora também tenha apresentado melhora, esta nao chegou a ser estatisticamente significante. Na subescala de satisfaçao geral com o resultado, todas as pacientes demonstraram satisfaçao em todos os itens.

Conclusoes:

a reconstruçao mamária tardia com o retalho musculocutâneo transverso do reto abdominal promove um impacto positivo na qualidade de vida das pacientes, e o grau de satisfaçao geral delas com o resultado é elevado

More related