Análise dos padröes do ciclo vigília-sono de adolescentes trabalhadores e näo trabalhadores, alunos de escola pública no município de Säo Paulo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O objetivo principal deste trabalho é avaliar os padröes do ciclo vigília-sono de estudantes trabalhadores e näo trabalhadores, alunos de escola pública do município de Säo Paulo. Vinte e sete adolescentes entre 14-18 anos de idade responderam ao questionário de caracterizaçäo das condiçöes de vida, saúde e trabalho, e simultaneamente, utilizaram actígrafos; preencheram o protocolo diário de atividades e o diário do sono por 15 dias consecutivos. As variáveis foram testadas através da análise de variância (ANOVA) de 1 fator e teste t-Student para a de 2 médias. Foram feitas múltiplas comparaçöes utilizando a correçäo de Tukey-HSD.

Os resultados significantes foram:

efeito do trabalho nos fins-de-semana para o horário de dormir [F(1,23)=6,1; p=0,02] e durante a semana para o horário de acordar foi semelhante ao longo da semana e 1h21min mais tardio nos fins-de-semana [t= -3,27; p<0,01]. Na duraçäo do sono verificamos efeito do trabalho durante a semana [F(1,23)=16,7; p=0,00], efeito do sexo [F(1,23)=10,8; p=0,00] e a interaçäo entre o trabalho e sexo nos fins-de-semana [F(1,23)=4,8; p=0,04]. Os adolescentes trabalhadores possuem uma duraçäo do sono noturno em média 1h30min a menos durante a semana quando comparado com o fim-de-semana [t=-4,04; p<0,01]. Para a duraçäo total de sono verificamos efeito do trabalho durante a semana [F(1,233)=10,1; p=0,00]. Os adolescentes trabalhadores possuem uma duraçäo total do sono em média 1h20 min a menos durante a semana quando comprado com [t=-3,32; p<0,01]. Para as queixas relacionadas ao sono noturno encontramos efeito do trabalho para a "facilidade em despertar pela manhä" [F(1,23)=6,5; p=0,02] e para a qualidade subjetiva do sono noturno durante a semana [F(1,23)=6,2; p=0,02]. Concluímos que o ciclo vigiliía-sono dos adolescentes trabalhadores é caracterizado por: acordar mais cedo e ter menor duraçäo do sono noturno e do sono total durante a semana do que os näo-trabalhadores. O trabalho destes adolescentes tem repercussöes negativas na duraçäo e percepçäo da qualidade do sono, com possível privaçäo crônica de sono. O efeito do trabalho afeta de forma significativa a qualidade de vida atual podendo limitar as perspectivas dos adolescentes quanto ao seu desenvolvimento intelectual, bem estar físico e mental.

More related