Lombalgias crônicas em trabalhadores da saúde: a experiência da Escola de Coluna do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Säo Paulo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática em Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As lombalgias crônicas recorrentes tem sido apontadas, depois das dores de cabeça, como uma das dores de mais difícil tratamento do ser humano. A literatura mundial a esse respeito demonstra que as dores de coluna säo täo antigas quanto a própria humanidade, confundindo-se nas brumas do tempo com a nossa condiçäo de seres humanos. A outra descreve a experiência da Escola de Coluna realizada na Divisäo de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Säo Paulo, apontando esta modalidade de programa educativo e preventivo como eficiente para o controle das dores crônicas de coluna . Foram entrevistados vinte e dois participantes das Escolas de Coluna, funcionários do Hospital das Clínicas, cujos depoimentos foram analisados conforme a metodologia qualitativa da construçäo do Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo avalia a correlaçäo entre o surgimento ou agravamento das dores crônicas de coluna e as condiçöes organizacionais de trabalho dos depoentes.

More related