Conhecimento científico e controle social: a institucionalizaçäo do campo da hanseníase (1897-2000)

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Pontifícia Universidade Católica de Säo Paulo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Analisa as concepçöes e práticas de controle social da hanseníase, mediante estudo das fontes documentais de domínio público na perspectiva socioconstrucionista da psicologia social. O processo de institucionalizaçäo da hanseníase é analisado a partir da noçäo de campo científico de Bourdieu e dos conceitos e definiçöes cristalizadas em livros, revistas e índices bibliográficos.

A perspectiva diacrônica aponta as transformaçöes ocorridas ao longo dos anos:

do paradigma da hereditariedade ao bacteriano e à imunogenética atual. A série histórica analisada (1879-2000) mostra que o discurso hegemônico, rejeitando os discursos marginais, tratou a doença, näo o doente, ao qual näo deu voz. A institucionalizaçäo do campo da hanseníase ocorreu por movimento mais amplo da Medicina Social que objetivava a promoçäo da saúde mediante o controle dos doentes por meio de estratégias de governamentalidade. A especializaçäo progressiva no campo da hanseníase reduziu as possibilidades de reflexäo sobre o doença pela hegemonia discursiva

More related